quinta-feira, 7 de março de 2019

Filosofia para o dia a dia


Uma questão de grande abstração filosófica está em questionar a essência do ser. Outra questão que requer abstração é a busca essencial da verdade.
Desde os primórdios da busca do homem por sabedoria dos pré-socráticos que buscavam a cosmologia, ou seja, a busca por entender a razão que rege o universo parece-nos que os filósofos buscam observam o nada para ver a tudo. 
Contudo, a filosofia nos auxilia na tomada de decisão racional sobre questões pragmáticas e do nosso trabalho. Passamos boa parte do nosso tempo de trabalho organizando dados administrativo, tecnológico, informacional e computacional. Por isso, executamos exatamente a mesma tarefa que os filósofos, pré-socráticos, socráticos, platônicos e medievais fazia: estabeleciam critérios de categorização:


 A teoria dos UNIVERSAIS.

Formulado claramente pela primeira vez por Platão, o conceito de "universal" refere-se àquelas entidades relativas aos tipos ou categorias, instanciadas por particulares. Em geral, um universal será identificado com uma espécie (categoria ou tipo), propriedade ou uma relação, enquanto um particular será um objeto particular que instancia tal propriedade ou uma instância específica da relação.
Exemplos de universais incluem a propriedade "vermelho", a relação "estar entre" e o tipo "gato". Estes são instanciados por seus particulares equivalentes como uma maçã vermelha, uma pedra entre dois pilares ou um gato particular chamado Spock, que pertence ao descobridor do cometa de mesmo nome. O cometa por sua vez é um particular que instância universais como, o tipo "cometa" e a propriedade "maciço". Assim, vemos que cada particular, em geral, instanciará mais de um universal e a quantidade de particulares que instanciam um universal depende exclusivamente de quantos daquele particular existem no mundo. Se um universal instanciado por apenas um particular é, ainda assim, um universal permanece uma questão em discussão”
(Por Willyans Maciel para o site infoescola)

Por isso nos interessa que você pense em tudo o que conhece:
Tudo: As Ideias e  Cada coisa real
Percebe que suas representações sobre as coisas são mais significativas do que cada coisa.
Por isso o ato de pensar requer uma organização que explique o que todas as coisas são e como cada coisa é ...
Para saber um pouco mais sobre a teoria dos universais veja o site em que se baseou esse post:
https://www.infoescola.com/filosofia/universais/   

Nenhum comentário:

Postar um comentário