sábado, 2 de novembro de 2019

O que é pensamento computacional?


São Paulo, 24 de fevereiro de 2016.
Os professores José Armando Valente e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, propuseram as questões abaixo, das quais seguem as minhas reflexões:

1) O que é pensamento computacional para você? Dê um exemplo de situação concreta na qual você coloca em ação o pensamento computacional.

Minha reflexão: A técnica e a tecnologia computacional aumenta a capacidade humana naquilo que se refere as atividades intelectuais, cognitivas, como o armazenamento de memórias, organização para os cálculos e codificação das informações, sem que isso nos livre dessas ações e reponsabilidades, por fim o homem memoriza ao gravar, ou depositar e lembrar das suas informações no google, ou no seu HD,  o homem calcula com uma calculadora científica, organiza sua vida de sua maneira em uma planilha ou banco de dados. Assim, nossa estrutura de pensar acaba por prescindir dessa forma  de organização que tem uma programação anterior. Porém, tal ferramenta não é neutra, sua estrutura e maneiras de pensar e agir é restrito por seus elaboradores. Por exemplo, meu filho ao jogar um game, parece brincar num universo infinito, mas ele tem limitadas capacidades de execução de jogadas possíveis, dentro daquilo que foi programado, bem por isso ele antecipa jogadas e fases por entender os limites e as potencialidades do jogo, mas o universo da sua construção imaginária terá apenas como referência a experiência do jogo proposto por seus idealizadores. 

2) Qual a distinção entre pensamento computacional e raciocínio lógico?


O formalismo lógico me permite averiguar com determinados instrumentos a força, validade, coerência de um argumento e de um raciocínio, bem como através dele eu posso classificar e categorizar objetos na sua singularidade, gênero e universalidade. O pensamento computacional também opera num rigor de formas, tributário da organização lógica formal, contudo seu emprego pode ser mais livre, criativo e ampliado para outras circunstâncias da vida, sem a necessária variação binária entre verdade e falsidade. Com o pensamento computacional potencializa-se o “talvez,” pois tenho ferramentas que além do emprego científico e pragmático, posso ir além e criar artes e transgressão.

Prof. Dr. Rafael dos Santos Borges,
Doutor em Educação: Currículo. PUC-SP.
Fatec Rio Preto. 

A imagem foi retirada de um ótimo artigo sobre desenvolvimento do pensamento computacional:

MARTINELLI, Suéllen; ZAINA, Luciana; SAKATA, Tiemi. O Pensamento Computacional em Atividades de Ensino mediadas pelo Professor do Ensino Fundamental I: Um Estudo de Caso. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2018. p. 509. Disponível em: https://dcomp.sor.ufscar.br/wp-content/uploads/2012/07/DComp-TR-004.pdf  Acesso em 02/11/2019. 

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