terça-feira, 19 de novembro de 2019

Filosofia com alguma finalidade

Quando nós conduzimos discussões filosóficas com estudantes dos mais diversos níveis e tipos de formação, desde adultos até jovens e crianças, a filosofia parecer ser envolta em pensamentos dissonantes (ninguém pensa assim), fora do lugar e distante da realidade, mas é justamente ao contrário, pois a filosofia como prática reflexiva de vida está grudada na realidade.
As questões filosóficas ajudam a configurar uma forma de pensar "quem sou eu" diante dos outros e da realidade, por isso, ajuda aos estudantes viverem de maneira mais satisfatória, menos perigosa, pois ao pensar primeiro sobre si, além do instinto, o  ser se humaniza e por isso se torna melhor.
  
Na charge acima a primeira pergunta parece ser um devaneio, uma pergunta ingênua e infantil, mesmo porque a curiosidade pueril faz parte da filosofia. A resposta do adulto, na charge, busca conformar a criança, em "você não tem idade para entender,"  ou seja, cresça e apareça, ou melhor, "conheça primeiro a ti mesmo", parafraseando Sócrates. A consciência de si é importante para expansão da vivência em sociedade. A última frase, nos devolve o humor, a sinceridade e doçura quando o adulto admite que nele também persiste essa indagação infantil-pueril, assim ele consegue se colocar no lugar do outro, o que pergunta, e esforça-se ao considerá-lo ao dar uma resposta completa.
As perguntas filosóficas estão contidas também em decisões práticas sobre as nossas vidas.
O Menino Maluquinho parece fazer perguntas filosóficas e etéreas, sem estar atendo as questões do cotidiano, da vida, mas os colegas dele parecem entender que as questões e as preocupações  do Maluquinho deveriam estar  mais atreladas ao cotidiano, as circunstâncias nas quais ele está inserido. Nesse sentido as indagações são práticas. 
Já na charge abaixo, as indagações  não são filosóficas, mas a resposta nos leva a questões profundas como: "O que é ser feliz?"
O planejamento da vida, parece ser restrito para o interlocutor do menino ao planejamento da profissão e da realização material, necessária da vida. Porém, a resposta do garoto remete à indagações existências ao sujeito que pergunta. A busca por felicidade é realista? 
Dessa forma as reflexões filosóficas para as crianças e em qualquer tempo, são saídas importantes para a realização da prática de vida, que vai desde a realização profissional, cidadã até a atuação política dos indivíduos.    

Rafael dos Santos Borges.
As charges foram retiradas do perfil tirinhas inteligentes no instragram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário